Publicidade
 
 
Destaques
 

Segunda, 10 de Fevereiro de 2014

Novilhas Gir dos Ipês produzem 20 kg de média, em Minas

O gir dos Ipês pertence ao criador mineiro Richard L`Abbate, selecionador de Gir Leiteiro e Girolando



Richard L`Abbate, dos gir dos Ipês, e uma das
suas matrizes em lactação

Vacada gir leiteiro do Gir dos
Ipês

Gemada FIV Sansão dos Ipês -
Sumatra JFR X Sansão E Ameixa FIV
Sansão dos Ipês - Sumatra JFR X
Sansão

Novilhada filhas do touro Tabu da
Cal

Curvelo (MG) – A fazenda dos Ipês, nos arredores da cidade de Curvelo (MG), pertence ao criador Richard L`Abbate e mostra para o Brasil a viabilidade do gir leiteiro como raça produtora de leite.

Richard L`Abbate é um antigo criador de gir e, principalmente, girolando. “Já criei Gir algum tempo atrás e agora, há mais de 10 anos, retomo a seleção de gir leiteiro com o apoio de amigos criadores”.

Grande conhecedor da pecuária leiteira, Richard buscou nessa experiência os pilares para usa seleção de gir leiteiro. “buscamos a melhor genética da atualidade para compor nossa base, mas, é claro, não descuidamos do padrão racial do gir, por isso, veja agora em minhas vacas em lactação uma harmonia entre alta produção e beleza racial”.

Com 50 vacas em lactação, “todas sendo ordenhadas e em controle leiteiro oficial”, Richard alcançou a média do controle da Abcz de 23,20 quilos de leite na penúltima lactação. A ultima pesagem, no mês de janeiro de 2014, a média ficou em 19,95 quilos de leite.

Entre os principais touros utilizados estão Fardo Fazenda Mutum, Jaguar TE do Gavião, CA Sansão, Nobre da Cal, Major dos Poções e Vaidoso da Silvânia.

Ordenha

A fazenda dos Ipês ainda não adotou a ordenha mecânica, “por uma questão operacional, os equipamentos já foram adquiridos, ainda não montamos em função da definição da estratégia de criação dos animais, pois iremos definir em qual de nossas propriedades será melhor para acomodar o retiro de produção de leite do gir leiteiro”.

Até que a ordenha mecânica fique pronta, “vamos ordenhar nossos animais a mão mesmo duas vezes ao dia”, informa Roberto Wanderley, veterinário da Fazenda dos Ipês. O manejo desses animais em lactação de acordo com a Abcz é o RA 4, ou seja, comem silagem de milho, ração balanceada, fazem uso de BST de 14 em 14 dias e recebem aplicação de ocitocina em todas as ordenhas.

Destaques/Produção

Entre os destaques de produção na Fazenda dos Ipês, estão as novilhas Agata Fardo Fiv dos Ipês, que em três pesagens atingiu as médias de 22,200 kg, 19,600 kg e 22,400 Kg; Norma Jaguar Fiv dos Ipês, que em quatro pesagens atingiu as médias de 25,200 kg, 26,800 kg, 29,800 kg e 23,800 kg; Aldeia Sansão Fiv dos Ipês, que em duas pesagens atingiu as médias de 20,100 kg e 22,100 kg; Alvorada Nobre Fiv dos Ipês, que em quatro pesagens atingiu as médias de 21,800 kg, 22,100 kg, 23,900 kg e 24,000 kg; Faceira Jaguar Fiv dos Ipês, que em quatro pesagens também atingiu as médias de 22,800 kg, 25, 900 kg, 26,300 kg e 24,900 kg e Teorema Major Fiv dos Ipês, que em quatro pesagens oficiais atingiu as seguintes médias: 23,900 kg, 29,300 kg, 24,100 kg e 22,400 kg.

Melhoramento Genético

Richard L`Abbate informa que “ainda é cedo para dizer que esses animais serão melhores que sua mães, mas todos ele já indicam uma produção bem superior à produção de suas mães”. Por exemplo, as novilhas Gemada FIV Sansão dos Ipês (Sumatra JFR X Sansão) e Ameixa FIV Sansão dos Ipês (Sumatra JFR X Sansão). Gemada tem quatro controles oficias com médias de 30,200 kg, 22,900 kg, 20,700 kg e 16,700kg e Ameixa tem médias de 26,00 kg, 26,100 kg, 23,300 kg e 20,300 kg . Elas são filhas da vaca Sumatra JFR, que possui lactação oficial de apenas 3.530 quilos de leite em 305 dias.

Para o criador mineiro o resultado até agora é satisfatório. “São animais extremamente dóceis, leiteiros, com boa conformação de úbere, de fácil manejo e bons de raça”.

Projeto

Richard diz que com essa quantidade de vacas gir leiteiro de boa qualidade, “eu pretendo continuar a seleção da raça, mas também produzir animais Girolando F1 com os melhores touros holandeses da atualidade e abastecer o mercado com excelente gado de leite, afinal uma das qualidades do gir leiteiro é fazer o melhor girolando que existe no Brasil”, finaliza.


Lote de vacas em lactação

Na fazenda dos Ipês as vacas gir
ainda são ordenhadas manualmente

Ameixa FIV Sansão dos Ipês
(Sumatra JFR X Sansão)

Garça FIV Sansão dos Ipês (Libra
JFR X Sansão)

Lote de bezerras Girolando F1 com
apenas três meses

Lote de bezerras Girolando com um
mês de idade
 
 
Comentários

13/02/2014 - Luiz Alberto Pires Cardoso | Goiatuba Go

Belíssimo trabalho , parabéns Sr Richard L´Abbate , e Rosimar pela reportagem . Abraços

12/02/2014 - Murilo Costa | Bom Despacho - MG

Parabéns ao criador, excelente gado, F1 maravilhosas, e brilhante evolução genética.



 
Leia Mais
 
Principal | Artigos | Leilões | Exposições | Criadores | Associações | Links | Girolando | Contato
Todos os Direitos Autorais Reservados à Girbrasil